Comunicado DORCB 04.05.2019

COMUNICADO

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco (DORCB) do PCP, reunida a 4 de Maio de 2019 em Castelo Branco, analisou e preparou o trabalho eleitoral das Eleições para o Parlamento Europeu, analisou o desenvolvimento da luta no distrito, valorizou a realização da XI Assembleia da Organização Regional do PCP e elegeu os seus organismos executivos.

A DORCB do PCP analisou o trabalho de preparação das Eleições para o Parlamento Europeu. Valorizou as iniciativas realizadas no distrito, em particular as com a presença do 1º candidato da CDU, João Ferreira, da 2ª candidata, Sandra Pereira, e da Candidata do distrito, Ana Leitão, e reafirmou a necessidade de continuar a realizar uma campanha de contacto directo e de esclarecimento junto dos trabalhadores e das populações.

A DORCB do PCP sublinhou a que só com uma ruptura com as imposições da UE, em particular no que diz respeito ao défice e à dívida, é possível libertar verbas para o aumento de investimento público capaz de inverter o rumo do despovoamento e abandono das regiões do Interior, travar o encerramento de serviços, implementar uma política de valorização da produção nacional e dos trabalhadores e avançar com um processo sério de descentralização inseparável da consideração da criação das regiões administrativas.

A DORCB do PCP apela à participação na jornada de luta contra as portagens a realizar no próximo dia 15 de Maio, em Vilar Formoso, pela eliminação das portagens nas ex SCUT. Sublinha a persistente intervenção do PCP, nas Autarquias, na AR e no PE, pela abolição das portagens, pela extinção das parcerias publico privadas e reversão das infraestruturas rodoviárias para a gestão pública. Relembra que foi pela mão de João Ferreira que a reivindicação de abolição das portagens chegou ao Parlamento Europeu na sequência de uma reunião com a Plataforma contra as portagens na A23 e A25, em Setembro de 2018. A pergunta de João Ferreira permitiu desmistificar linhas de argumentação que justificavam a não abolição das portagens com imposições da Comissão Europeia. Na resposta a Comissão Europeia esclareceu que “os Estados-Membros têm plena competência para decidir se pretendem ou não aplicar portagens em determinadas estradas. Por conseguinte, a Comissão não tem qualquer autoridade nem qualquer motivo para intervir nas decisões tomadas por Portugal relativamente à introdução de portagens nas antigas autoestradas SCUT.”

A DORCB do PCP apela ao voto na CDU no dia 26 de Maio, como forma de eleger mais deputados comprometidos com a defesa do País e do Distrito no Parlamento Europeu, reafirmando a necessidade de ruptura com as imposições da UE como condição necessária para implementação de um rumo de defesa do povo e do País, de defesa dos direitos, do desenvolvimento e da soberania.

A DORCB do PCP saúda e valoriza as muitas iniciativas de comemoração do 45.º aniversário do 25 de Abril, pelo que significaram na defesa das suas conquistas e na profusão dos seus valores no futuro de Portugal. Saúda e valoriza as acções do 1.º de Maio, promovidas pela CGTP-IN em Castelo Branco, Covilhã, Minas da Panasqueira e Tortosendo, que deram um grande contributo para transformar estas comemorações numa grande jornada de luta convergente em torno da reivindicação de valorização dos trabalhadores, dos seus direitos e salários.

A DORCB do PCP valorizou ainda a realização da sua XI Assembleia da Organização Regional, sob o lema “PCP – Avançar com a luta por um distrito com futuro”. A Assembleia permitiu aprofundar a discussão sobre medidas para o desenvolvimento do distrito, para a defesa dos Trabalhadores e Populações e para aprofundar o trabalho de ligação das organizações do Partido no distrito à vida e às massas trabalhadoras e populares. A reunião elegeu os organismos executivos desta Direcção Regional (Secretariado e Executivo).

Castelo Branco, 04 de Maio de 2019

A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP