Deputada do PCP em contacto com instituições

No âmbito da regular articulação da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco com o Grupo Parlamentar do PCP e o seu acompanhamento ao Distrito, a deputada Paula Santos participou num conjunto de contactos e visitas no passado dia 30 de Maio. Do programa constou encontros na Casa Tapada da Renda no Louriçal, Abrigo de São José no Fundão e à Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa no concelho da Covilhã.

Do conjunto dos encontros realizados há uma matéria que é transversal e que se prende com a falta de recursos humanos.

Sobre a Tapada da Renda o Grupo Parlamentar do PCP já havia questionado o Governo em Abril deste ano, nomeadamente quanto ao conhecimento do Governo sobre a actual situação e que avaliação faz, sobre a redução de trabalhadores e se pondera reverter o acordo de cedência com a ADM Estrela para o Estado, assumindo o Estado a gestão direta do Centro de Acolhimento. No seguimento do encontro confirmam-se as preocupações quanto à necessidade de acompanhamento do Estado e das dificuldades que foram criadas após a privatização deste equipamento e a respectiva redução de pessoal e da composição das equipas de forma ainda significativa, particularmente nas de apoio e de docentes destacados.

 

Quanto ao encontro no Abrigo São José no Fundão mais uma vez a grande questão colocada foi a carência de recursos humanos na CPCJ e na segurança social nomeadamente na identificação e sinalização das situações e das dificuldades no acompanhamento das famílias quando os meninos estão institucionalizados.

No final do programa realizou-se o encontro na Escola Profissional Quinta da Lageosa onde a enorme carência de funcionários não docentes foi a questão mais levantada, referenciando a portaria sobre os rácios de funcionários que ignora as especificidades desta escola (duas residências para estudantes, exploração agrícola, pecuária e florestal).

As necessidades que se colocam para dar resposta durante todo o ano, em termos de pessoal, de melhoria em instalações, meios e equipamentos foram outras matérias abordadas, assim como a necessidade de reforçar  o investimento público na escola, de modo a resolver alguns problemas.

Para o PCP há matérias que merecem acompanhamento e intervenção no sentido de responder às necessidades dos utentes e dos trabalhadores, defendendo os serviços públicos e as respostas públicas necessárias.

Nesse sentido o PCP intervirá, nomeadamente por via do Grupo Parlamentar, questionando o Governo sobre algumas das questões levantadas.


Free Joomla templates by Ltheme