Sessão Pública sobre Almaraz

 No dia 4 de Fevereiro a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP promoveu uma audição pública "Tejo - Almaraz - O presente e o futuro". Inserida nas jornadas distritais sobre o Património Natural ao serviço das populações e do Desenvolvimento, o Partido pretende contactar entidades e populações em torno das principais preocupações, necessidades e diversos aspectos que urgem respostas face às inúmeras potencialidades que o Património oferece, preservando os equilibrios ecológicos e naturais, os recursos endógenos e as condições de produção, emprego e qualidade de vida que a região exige. Matérias como as preocupações que derivam da Central de Almaraz, tornam essencial a exigência de uma avaliação de impactos transfronteiriços que tenham em conta as instituições portuguesas e as populações.

Para isso é fundamental a exigência de informação fidedigna e rigorosa dos parâmetros ambientais com base em dados de organismos públicos providos de meios materiais e humanos necessários. Foram manifestadas preocupações com a capacidade que os organismos e entidades públicas têm na resposta a eventuais problemas, fruto da desestruturação dos serviços públicos, do seu subfinanciamento, da falta de trabalhadores e da perda de capacidade que deriva da contratação de trabalhadores com vínculos precários pra suprir necessidades permanentes de vigilância, monitorização e resposta a problemas ambientais.

Da parte do PCP ficou expresso o seu compromisso de continuação de acompanhamento e intervenção sobre estas e outras matérias que o justifiquem.

Free Joomla templates by Ltheme