Comunicado Comissão Concelhia Covilhã 08.06.2019

A Comissão Concelhia da Covilhã do Partido Comunista Português, reunida no sábado, dia 8 de Junho, efetuou a análise do processo eleitoral para o parlamento europeu, assim como os seus resultados, a atividade municipal, a preparação e participação na festa do Avante e as eleições legislativas de 6 de Outubro.

1 – A Comissão Concelhia salientou a participação de dezenas de militantes no processo eleitoral concretizando o contato com os trabalhadores nas empresas e com a população em geral, garantindo a presença, o contacto e o esclarecimento em todas as freguesias do concelho.

Sublinhou, ainda, o envolvimento dos militantes nas mesas eleitorais e no acompanhamento do ato eleitoral através dos delegados nomeados.

Quanto aos resultados considerou que os mesmos ficaram aquém do trabalho realizado contribuindo, mesmo assim, para a eleição de dois deputados que irão dar continuidade ao notável trabalho que o PCP desenvolve no Parlamento Europeu em defesa dos trabalhadores, do povo e do País.

Os resultados obtidos pela CDU no concelho são o reflexo de um quadro nacional de desvalorização do trabalho dos deputados da CDU, de animação de preconceitos, de uma campanha anti comunista levada a cabo por alguns órgãos da comunicação social baseada na mentira e na calúnia, acompanhada pela promoção de outros, por via do tratamento de imagem, do comentário e opinião sempre elogiosos e sobrevalorizados.

2 – Ao nível da atividade municipal salientou-se a inoperacionalidade da Câmara Municipal no desenvolvimento das ações necessárias à prevenção dos incêndios florestais nomeadamente através da limpeza de valetas e taludes das vias municipais, (mantendo, por exemplo, nos Cambões, anexa da freguesia de S. Jorge da Beira, resíduos florestais na valeta há mais de dois anos) assim como das respetivas faixas de proteção e das cumeadas entre todas as freguesias do concelho. A Câmara Municipal da Covilhã não está a cumprir com as suas obrigações legais colocando em risco as populações.

A Comissão Concelhia, através dos eleitos do PCP na Assembleia Municipal, irá exigir explicações quanto ao facto de ainda não se ter implementado o passe único nos transportes públicos do concelho, medida que deveria ter sido implementada em 15 de Maio.

Reafirmou-se a necessidade de se ir além da redução do custo dos passes, posição já defendida pelos eleitos do PCP na Assembleia Municipal no sentido da criação do passe único (à semelhança das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto) utilizável em todos os operadores de transportes no concelho da Covilhã.

3 – A Comissão Concelhia decidiu, ainda, realizar plenários de militantes no Sábado, dia 15 de Junho, no Tortosendo às 15h e na Covilhã às 17h, nos centros de trabalho do PCP, para análise dos resultados e preparação das eleições para a Assembleia da República.

Covilhã, 8 de Junho de 2019

A Comissão Concelhia do PCP