PSD e CDS/PP inviabilizam Plano de Emergência para o Distrito de Castelo Branco

pcp-logotipoFoi votada, dia 5 de Fevereiro, a proposta do PCP para a criação de um Plano de Emergência para o Distrito de Castelo Branco. Como era de esperar o PS votou contra e o PSD e o CDS/PP abstiveram-se. Neste processo foi lamentável o comportamento do PSD que, usando da demagogia e da inverdade, procurou criar a ideia que até estava disponível para votar a favor desde que o PCP aceitasse o alargamento das medidas para todos os distritos do interior. Que fique claro: O PSD não apresentou qualquer proposta concreta e formal na fase de discussão, limitando-se a dizer que o documento deveria ser abrangente a mais distritos do Interior mas não concretizando nem dizendo o que deveria ser para todo o interior e o que deveria ser específico para o Distrito de Castelo Branco.

Assim, as declarações mais não são que um expediente para desviar as atenções das responsabilidades da direita na inviabilização deste importante instrumento de discriminação positiva do interior.

Nunca o PCP e a sua deputada Paula Santos rejeitaram qualquer possibilidade de aceitar propostas de outros partidos. Por isso recusamos a tentativa de lavar de mãos do PSD para o seu sentido de voto que, recordamos seria suficiente para fazer aprovar o Plano de Emergência para o Distrito de Castelo Branco.

Foi e é o PCP que ao longo de muitos anos tem vindo a exigir medidas urgentes, concretas e necessárias para o Distrito e para o País, sendo que sistematicamente têm sido rejeitadas pelos restantes Partidos, seja pelo voto contra seja pela abstenção.

Não é mais esta rejeição que nos fará desistir. Por isso, o PCP tudo continuará a fazer, junto das populações, dos trabalhadores do Distrito e na Assembleia da República para defender o desenvolvimento regional e a melhoria de condições de vida e de trabalho, considerando que é possível uma vida melhor e lutando pela ruptura com estas políticas que têm sido praticadas pelos sucessivos Governos do PS, PSD com ou sem CDS.

E já agora, aguardamos que o PSD apresente uma iniciativa parlamentar para dotar o interior do País e o distrito dos instrumentos que ajudem a potenciar o seu desenvolvimento já que não basta lançar bonitas palavras para desviar as atenções dos seus reais objectivos.