Pergunta sobre o eventual encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos em Silvares, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco

 

Destinatário: Min. das Finanças

 

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

 


O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento da intenção de encerramento da agência bancária da Caixa Geral de Depósitos em Silvares, no concelho do Fundão.

 O eventual encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos em Silvares será muito prejudicial para a população desta freguesia, mas não só, será prejudicial para o concelho do Fundão, para Ourondo e o couto mineiro do concelho da Covilhã e algumas aldeias dos concelhos de Oleiros e da Pampilhosa da Serra.

Esta agência bancária presta um serviço muito importante para estas populações, nomeadamente os reformados, pois é aqui muitos reformados levantam a sua reforma, e também para a atividade económica, em particular para as micro, pequenas e médias empresas.

O eventual encerramento desta agência bancária numa zona onde os rendimentos são baixos e a rede de transportes públicos é insuficiente, será muito prejudicial para as populações, que perderão um serviço público de proximidade.

A confirmar-se o encerramento deste balcão da Caixa Geral de Depósitos significa reduzir a atividade, o que é desfavorável para a própria Caixa Geral de Depósitos, porque deixa o espaço para o crescimento da banca privada.

A concretizar-se esta intenção, seria mais um serviço público a encerrar numa região já fortemente penalizada pela destruição de serviços públicos e que só contribuiu para agravar as assimetrias regionais e o despovoamento. 

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao governo que por intermédio do Ministério das Finanças, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Quais as razões que motivam a intenção de encerrar a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos em Silvares?

 

2. Foram avaliados os impactos desta decisão na acessibilidade da população a este serviço público?


3. Foram avaliados os impactos nos setores produtivos e no setor económico?


4. Foram acautelados os direitos e os postos de trabalho dos trabalhadores?


5. Perante o exposto pondera manter a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos em Silvares em funcionamento?

 


Palácio de São Bento, sábado, 8 de Abril de 2017

 


Deputado(a)s
PAULA SANTOS(PCP)

 

Free Joomla templates by Ltheme