Comunicado da DORCB do PCP

pcp-logotipoA DORCB do PCP reunida a 24 de Outubro de 2009, procedeu à análise dos resultados das eleições para as autarquias locais e a uma avaliação sobre o ciclo eleitoral que agora terminou, bem como as principais medidas que se colocam à organização do PCP.

Findo o ciclo eleitoral com o importante resultado nas eleições para o Parlamento Europeu e com a análise que a seguir fazemos sobre as eleições legislativas e autárquicas, a DORCB do PCP saúda todos os militantes, candidatos e activistas da CDU que, no Distrito, deram a sua generosa e empenhada participação. O PCP reafirma que a CDU é a força de intervenção, denúncia e proposta, profundamente ligada aos problemas e aspirações dos trabalhadores e do povo, de combate pela ruptura com a política de direita e pela mudança que o povo, o Distrito e o país necessitam.
A DORCB saúda ainda os milhares de eleitores, que confiaram o seu voto à CDU, muitos dos quais pela primeira vez. O PCP e a CDU saberão honrar esta confiança através do cumprimento dos compromissos eleitorais assumidos com a população.
O PCP considera que os resultados da CDU obtidos nas eleições legislativas constituíram uma importante expressão com o aumento de votos em todos os concelhos do Distrito e de cerca de 30% em massa eleitoral. O PCP reafirma que continuará a desenvolver o trabalho junto das populações e dos trabalhadores e que apesar de não ter deputados eleitos, pelo Distrito, na Assembleia da República não deixará de colocar os problemas do Distrito e de quem cá vive e trabalha.
Nas eleições do passado dia 11 de Outubro a CDU obteve no Distrito uma votação que embora insatisfatória não deixa de constituir uma significativa expressão eleitoral, importante para o desenvolvimento do trabalho na defesa dos interesses das populações e do desenvolvimento das freguesias e concelhos do Distrito.

Num quadro de crescente bipolarização favorecendo as forças maioritárias no Distrito (PS e PSD), a CDU mantém, no essencial, a sua votação para os diversos órgãos, sendo que para as Câmaras Municipais, tendo aumentado em votos e percentagem em 5 concelhos reduziu em 6. A CDU mantém o seu número de eleitos em Assembleias Municipais (8, com um ligeiro aumento de Percentagem), assim como para as Assembleias de freguesias, que embora, aumentando em número de votos e de percentagem perdeu 1 eleito passando de 38 para 37. Estes números traduzem-se em expressões diferentes nos concelhos e nas freguesias, salientando alguns exemplos positivos como os das eleições de 1 eleito para a Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova e o aumento de eleitos em 11 Assembleias de Freguesia. O PCP não deixa de considerar como factores negativos a perda do eleito na Assembleia Municipal de Vila Velha de Rodão e a redução em número de eleitos em 12 Assembleias de Freguesia.

O PCP considera como pontos essenciais para o desenvolvimento do trabalho:

1. Aprofundar localmente a discussão sobre os resultados, através de plenários e reuniões concelhias, de freguesia e sectoriais, de forma a retirar conclusões e a melhorar as formas de intervenção local;

2. Reforçar a sua intervenção organizada, nomeadamente através de estruturas do trabalho autárquico, como forma de procurar melhorar a acção futura de todos os seus quadros e eleitos locais, a bem da população desses concelhos e freguesias;

3.Continuar a trabalhar junto dos trabalhadores e das populações locais, reforçar a discussão sobre o trabalho a desenvolver com as instituições e outras organizações, pelos eleitos da CDU nos órgãos do Poder Local constituindo em si mesmos uma força de intervenção, que contribui para a melhoria as condições e a qualidade de vida;

4.Continuar a defender os princípios que norteiam a CDU a nível nacional e a lutar pelos programas de acção com que se apresentou à população;

5.Manifestar com seriedade, como sempre aconteceu, a sua disponibilidade e a dos seus eleitos para o trabalho conjunto, analisando cada caso em função do interesse público em presença e da possibilidade de contribuir para mudar as políticas e defender melhor os interesses dos cidadãos.

A CDU é uma força que manterá todos os seus compromissos, designadamente os assumidos na campanha eleitoral.
A DORCB do PCP decidiu promover o reforço da actividade partidária na concretização de tarefas a dar-se resposta, destacando:
-  Incentivar a luta dos trabalhadores e das populações, face à continuada e intensa ofensiva que lhes está colocada, continuando a acompanhar e a intervir sobre as situações de ataque aos direitos laborais, como os salários em atraso, o encerramento de empresas, o lay-off e a precariedade laboral, assim como reafirmar a luta contra os ataques aos serviços públicos, a defesa dos micro, pequenos e médios empresários e dos agricultores e a defesa do desenvolvimento regional.
-  Reforçar a organização do Partido, a começar desde já pelo recrutamento, promovendo o contacto com independentes que connosco participaram na campanha da CDU.
- Desenvolver e reforçar, através da discussão das organizações locais e sectoriais, a campanha do Partido “Avante por um PCP mais forte!”, dando particular atenção às Assembleias de Organização, responsabilização de quadros, informação e propaganda e formação ideológica.

Direcção da Organização Regional de Castelo Branco
Castelo Branco, 24 de Outubro de 2009